7 dicas para reformar gastando pouco

Por Compose / 08.04.2022
7 dicas para reformar gastando pouco

Quem nunca sonhou com uma casa de Pinterest? Ambientes incríveis e de encher os olhos, decorados especialmente para dar aquele ar de casa renovada. Pois saiba que é possível reformar e ter um cantinho dos sonhos gastando menos do que você imagina.

Preparamos 7 dicas para que você possa reformar com criatividade, liberdade e economia.

Vamos lá?

 

Projeto: Apartamento 21 Produto: Austral 1 Rosa AC 15x15cm

 

1 – Planejamento – Tenha um orçamento limite do que você pode investir. Dentro deste valor, enumere as prioridades. Tenha paciência, respeite o tempo da reforma e defina o prazo final da obra.

 

2 – Evite mudar de rota ou criar novas demandas – Tente seguir o que está no planejamento. Não caia na tentação de aproveitar o fato de já reformar para criar tarefas e acabar atrasando a obra ou trazer futuros gastos ao seu orçamento. Por exemplo, trocar pontos de tomada de lugar com o seguinte pensamento: “já que quebrei essa parede, vou quebrar mais essa…”.

Obras e imprevistos não precisam ter tudo a ver. Tenha uma reserva de emergência para situações que não estavam planejadas, como a quebra de algum item, por exemplo. Com o planejamento definido no início da obra, você evita surpresas e minimiza grande parte dos contratempos.

 

3 – Pesquise bastante – Antes de iniciar a obra, faça uma busca detalhada de quais soluções você pensa em adquirir. Compare modelos e funcionalidades levando em consideração qualidade, durabilidade, resistência, beleza estética e custo-benefício. Tente acompanhar preços e oportunidades de promoções para saber aproveitar o momento certo de comprar.

 

4 – Escolha soluções criativas – Opte por alternativas que podem dar uma cara diferente ao seu espaço com investimento menor e, ao mesmo tempo, com resultado igualmente incrível, como o “piso sobre piso”, por exemplo.

 

Projeto: Apartamento 21 Produto: Amazônia Canela MA 19,5×91,2cm

 

5 – Mude a cor da parede – Mudar a cor das paredes pode transformar o seu espaço sem gastos elevados. Além de ser um método rápido em que você mesmo pode se aventurar.

 

6. Iluminação – Mudar a iluminação dá uma cara nova aos espaços. Use a criatividade e invista em fitas LED, spots e luminárias decorativas, que são alternativas que renovam ambientes.

 

7 – Renove seu mobiliário já existente – Que tal restaurar um móvel antigo e dar a ele uma cara nova? Refaça a pintura, mude a cor, use adesivos ou troque acessórios e puxadores, assim, você tem a sensação de ter um móvel novo e ainda evitar descartes desnecessários.

 

Já vimos que é possível, sim, reformar gastando pouco, usando a criatividade, ressignificando o que temos e aplicando ideias simples. Porém, é fundamental priorizar a qualidade para que o barato seja mesmo barato no final.

Gostou das dicas? Agora é só colocar em prática!

 

Fonte: Eliane