Tendências 2022: Conheça o novo minimalismo

Por Compose / 05.05.2022
Tendências 2022: Conheça o novo minimalismo

Cada vez mais calmos, leves e holísticos, os projetos e espaços refletem sobre o novo minimalismo. Nos tendências 2022 surgem novos comportamentos em um mundo de desafios e transformações, onde a consciência e autoconhecimento serão fundamentais para evitar a extinção dos recursos e formas de vida do planeta em que habitamos e para a nossa própria preservação.

Na segunda parte dessa série de matérias, falaremos sobre outra macroprevisão que guiou a pesquisa para criação e desenvolvimentos das novas coleções da marca Eliane AW 2022: Arquitetura da Alma.

 
Arquitetura do silêncio

Na busca por novas conexões e calma, a arquitetura e o design dos próximos anos precisam refletir equilíbrio, autocuidado e minimalismo. Explorando cores, formas e materiais, os projetos e produtos devem priorizar o conforto e bem-estar de seus consumidores, num senso urgente por sentido e felicidade.

Nostálgicos e românticos, os espaços e produtos são pensados para rituais cotidianos de bem-estar e regeneração, nutrindo o espírito e recarregando os consumidores para os desafios e mudanças do mundo contemporâneo. Nesse movimento, a natureza se torna o novo conceito de raro e luxuoso, com materiais e ingredientes que priorizam a simplicidade e sustentabilidade.

Um lifestyle rústico e refinado, com mistura de materiais naturais e minimamente processados está emergindo, abandonando o conceito de luxo dos últimos anos. Tudo se volta para a experiência e o sentido de viver e habitar. A busca pela vida rural e mais próxima da natureza, inspira um estilo de vida mais essencialista e pleno, sem abrir mão do design e conforto.

 
o-novo-minimalismo

 

Nostalgia terapêutica

A arquitetura e o design holístico, que evocam memórias e terapias curativas, abre caminho para o resgate de movimentos do passado, adicionando camadas românticas e boêmias aos projetos e produtos. Paisagens que nos fazem viajar por memórias experimentadas, a nostalgia terapêutica explora todos os sentidos possíveis, por meio de texturas, aromas, sabores e sons que resultam em uma arquitetura 360 graus, mais provocativa e relevante.

Coleções como Iseo Grigio em viajar pela arte e cultura italianas da região da Lombardia. A estética complexa e orgânica do Ceppo di Gré inspira o porcelanato, cuja reprodução é possível através do recurso que a tecnologia cerâmica proporciona, sendo possível recriar cores e texturas a partir de padrões naturais tão específicos. Iseo é a representação de uma rara pedra cinza que já conquistou a arquitetura e o design de interiores, dialogam com materiais contemporâneos como o cimento e o metal, num diálogo material sereno e perfeitamente integrado.

 

iseo-marfim-90x90cm-banheiro-minimalista

 

Natureza sensorial

As tramas naturais e os trabalhos que as transformam em arte e design, inspiram a estética da Arquitetura da Alma, aproximando homem e natureza num sendo de proteção e cura. Maxi texturas ou texturas muito pequenas e delicadas, trazem sensorialidade e minimalismo para a arquitetura e o design. Um novo e infinito universo de possibilidades com a junção entre a habilidade humana com a tecnologia de impressão 3D e com novos materiais e acabamentos, ampliam os recursos e as propostas.

Nas coleções da Eliane para 2022, o apelo sensorial e terapêutico é explorado em azulejos grandes, como 45×90 de Lumina, e pequenos, como os azulejos 10×30 da Coleção Belmar.

 
tendencias-2022-conheca-o-novo-minimalismo-belmar-arc

 

 

tendencias-2022-conheca-o-novo-minimalismo-trentino

 

 Fonte: Eliane