Muro com porcelanato: quais são as melhores indicações?

Por Compose / 14.08.2020
Muro com porcelanato: quais são as melhores indicações?

Não basta cuidar da área interna de uma residência e esquecer-se da fachada. Um muro com porcelanato pode ser o cartão de visitas da sua casa e demonstrar, logo de fora, que os moradores têm bom gosto e uma casa com decoração invejável.

O material é admirado por sua versatilidade. Porcelanatos têm as características ideais para o revestimento de paredes, grande resistência mecânica e à incidência de calor, absorção de água próxima a zero, facilidade de limpeza e manutenção, beleza e capacidade de dar mais sofisticação para o projeto.

Por isso, abordamos neste artigo a superioridade do porcelanato para fachada, como escolher o modelo ideal para a sua necessidade e quais cuidados devem ser tomados para evitar acidentes e problemas na instalação. Quer ficar por dentro de tudo isso? Continue a leitura!

Como inserir o porcelanato no projeto?

muro com porcelanato

CLARK 60X60 - PROJETO DOUGLAS LEITE INTERIORES


Um muro com porcelanato substitui facilmente outros materiais, como o tijolinho, a pedra, a canjiquinha e a madeira. Apesar desses materiais serem muito resistentes, a exposição continuada e as intempéries os tornam inferiores ao porcelanato, uma vez que sua baixa absorção de umidade e alta resistência ao calor inibem a ação do tempo e de fatores climáticos.

Além disso, a tecnologia, a pesquisa e o desenvolvimento de produtos permitiram a criação de cores e designs muito similares aos materiais originais, o que torna o porcelanato um revestimento com a mesma aparência, porém com características físicas mais vantajosas.

Sua versatilidade favorece a combinação com outros elementos, como vidro, madeira, aço e ferro. Também é possível fazer cortes diferentes e brincar, por exemplo, com padrões geométricos e cores para garantir mais personalidade aos projetos. São muitas opções, que vão desde mosaicos aos modelos acetinado, rústico, 3D e até cimentício.

Quais são os cuidados com a aplicação do porcelanato?

muro com porcelanato

PAREDE ORIGAMI CEMENTO 45X90 - PISO PORCELANATO CONNECTION SILVER AD4 120X120


No processo de aplicação e assentamento das placas é necessário cuidado para evitar que ocorra o estufamento, o descolamento ou a perda de aderência do material. Tudo isso resulta em infiltração ou outros efeitos negativos para a aparência e a durabilidade do produto e só ocorre quando o assentamento não é feito de forma correta. 

Veja também:

Argamassa

A argamassa, por exemplo, deve ser apropriada para o porcelanato, sendo ACII ou ACIII. A quantidade de água adicionada em seu composto também deve ser considerada: é preciso seguir sempre as especificações do fabricante, além de evitar esperar muito tempo para aplicação das placas na parede depois que a argamassa tiver sido preparada.

Superfície

A superfície de aplicação deve ter aderência. Assim que a argamassa for aplicada, é importante verificar se a superfície está toda nivelada e pronta para receber o material.

Depois da colocação das peças, é usado um martelo emborrachado que assenta definitivamente a placa na argamassa. O espaçamento entre as peças é preenchido com rejunte, que também deve ser apropriado para o porcelanato. A escolha da cor também é muito importante: lembre-se de que o tom mais próximo à cor do porcelanato deixará o resultado mais neutro e uniforme.

muro com porcelanato

BOSCO CARAMELLO 26X106 - PROJETO ARQUITETO MAX MELLO

O muro com porcelanato é uma opção mais prática e sofisticada, especialmente para demonstrar o quanto o bom gosto se estende além das paredes e do chão da casa. Além disso, os arquitetos e designers podem esbanjar sua criatividade e personalidade nas fachadas das casas, criando ainda mais destaque aos seus projetos!

Ao escolher o material que será usado na obra, lembre-se de que os porcelanatos da Biancogres utilizam a mais alta tecnologia disponível no mercado e contam com desenhos de altíssima definição. Tudo isso sem contar nosso portfólio super diversificado!

Veja também

 

Fonte: Blog Biancogrês