Entenda como incluir a parede espelhada em seus projetos

Por Compose / 23.04.2021
Entenda como incluir a parede espelhada em seus projetos

Muitos recursos podem ser usados para renovar um ambiente. Algumas soluções ajudam a destacar partes atrativas do projeto e auxiliam na apresentação de um acabamento de alto padrão. É o caso da famosa parede espelhada.

O material refletivo colabora com uma percepção diferenciada do espaço. Esse efeito também favorece a iluminação local e evidencia cores, texturas e demais características. Não é à toa que muitos profissionais preferem aplicá-lo em grandes superfícies.

Você também costuma trabalhar com esse tipo de proposta? Veja abaixo algumas ideias e dicas de cuidados!

Os benefícios do espelho na decoração

É difícil encontrar uma casa sem espelhos, certo? Sua principal função é facilitar a rotina das pessoas durante os cuidados pessoais. No entanto, a utilidade do espelho pode ir além e servir como complemento da decoração.

O item é versátil porque não ocupa espaço e combina com qualquer tipo de material, desde móveis coloridos até revestimentos neutros. Tal característica faz com que permaneça atemporal. Veja outros benefícios do espelho:

  • sensação de amplitude — ao refletir as coisas à sua volta, a peça "duplica" a imagem do recinto, dando a impressão de que ele ficou maior;
  • sofisticação — espelhos transmitem elegância a qualquer ambiente, por isso, são ótimos para compor áreas inspiradas em temas que vão do clássico ao contemporâneo;
  • mais claridade — a luz também é refletida quando atinge a superfície espelhada. Assim, consegue chegar a diversos pontos e clarear a construção;
  • beleza e funcionalidade — espelhos compõem a categoria de produtos 2 em 1, já que cumprem várias funções enquanto enfeitam superfícies;
  • ótimo custo-benefício — as vantagens do espelho compensam cada investimento na peça, sem contar que existem modelos para todos os gostos e bolsos.

Como incluir parede espelhada no projeto

Possibilidades não faltam para adicionar esse tipo de peça em um ou mais ambientes. Por isso, discuta várias soluções com seus clientes durante o atendimento na arquitetura. Assim, será mais fácil chegar a uma proposta que realmente valorize o projeto.

Felizmente, existem espelhos de todos os tamanhos e formatos, com acabamentos de borda simples ou mais rebuscados. Cabe ao profissional avaliar as opções e definir qual funciona melhor no espaço a ser decorado. Para ajudar, listamos algumas ideias que você pode usar como inspiração.

Peça única

É a alternativa mais ousada porque costuma envolver um modelo grande, que vai do piso ao teto e cobre uma parede inteira. Fica incrível em salas de jantar e áreas de barzinho, já que potencializa o efeito de amplitude e reflete os elementos usados nesses locais (copos, taças, bandejas, bebidas etc.).

Também é uma ótima opção para ambientes destinados à prática de exercícios físicos, como as áreas fitness, amplamente utilizadas no momento. É muito importante pensar que praticamente todo o recinto será refletido pela parede espelhada. Logo, a composição dos arredores deve ser interessante e organizada.

Ponto focal

Aqui, a proposta é apostar em uma peça mediana e posicioná-la em um lugar estratégico da parede. O objetivo é transformar o espelho em ponto focal, de modo que chame a atenção das pessoas e consiga refletir elementos valiosos do décor.

É a solução ideal para revestir banheiros e lavabos, visto que nem sempre têm espaço suficiente para instalar um espelho amplo. Nos quartos, por exemplo, você pode transformar espelhos retangulares em cabeceiras. Outra opção é posicionar um modelo sobre a cômoda, de modo a criar uma penteadeira.

Mural de espelhos

Outra ideia legal é combinar várias peças para compor uma parede espelhada cheia de recortes e divisões. Vale usar espelhos quadrados, retangulares, ovais e até com design orgânico (contorno irregular). Quanto mais variações no formato e nas dimensões, mais exclusivo ficará o projeto.

O resultado será um painel repleto de peças refletivas, cada uma com moldura e acabamento únicos. Esse tipo de mural agrega personalidade a locais como escritórios, salas de estar e até cozinhas. Inclusive, os espelhos individuais podem ser aproveitados para preencher fundos de nichos.

Onde evitar as paredes espelhadas

Sabemos que cada projeto tem suas particularidades, o que significa que não há regras para serem aplicadas a todos. Ainda assim, é importante ter alguns cuidados em mente ao propor a instalação de espelhos. Veja, a seguir, em quais ambientes você deve evitar o uso dessas peças.

Áreas externas

Uma parede espelhada pode até funcionar em varandas cobertas e outros espaços protegidos da chuva, sol e poeira. Isso porque o material refletivo estará menos exposto à ação das intempéries presentes nas áreas externas, que tendem a degradá-lo de forma acelerada.

O problema é que a umidade excessiva, por exemplo, pode resultar na oxidação do espelho e danificar componentes utilizados nas molduras. Já as partículas de areia e terra acabam arranhando a superfície, criando um aspecto envelhecido.

Perto de telas de aparelhos

Manter espelhos próximos da televisão e outros dispositivos, como notebooks e computadores de mesa, pode gerar desconforto visual. Isso porque as imagens das telas serão duplicadas, causando confusão e distrações a quem estiver no local — condição bem ruim para trabalhar, estudar ou descansar.

A dica é nunca posicionar a peça de frente para os aparelhos ou muito perto deles. Dessa forma, os reflexos não vão atrapalhar a visão. Outro cuidado é verificar se a localização do espelho não promove direcionamento excessivo da luz para os olhos das pessoas.

Locais muito brilhantes

Equilíbrio é fundamental para uma composição harmônica. Então, observe bem os revestimentos, materiais e acessórios presentes no ambiente. Se alguns deles já apresentam brilho intenso, como é o caso do vidro e do porcelanato polido, considere uma mudança no projeto.

Ao incluir espelhos em um local muito brilhante, você corre o risco de deixar o visual pesado e cheio de informação. Nesses casos, compensa fazer vários testes ou apostar em peças pequenas e discretas, que não vão impactar tanto a decoração.

E então? O que achou das sugestões para criar diferentes espaços com parede espelhada? Esperamos que aproveite as dicas e transforme-as em referências nos próximos trabalhos. Basta fazer algumas adaptações e incluir o seu traço autoral para entregar belos projetos.

Fonte: Biancogres