Descubra como criar decorações lindas e aconchegantes utilizando plantas naturais!

Por Compose / 21.05.2021
Descubra como criar decorações lindas e aconchegantes utilizando plantas naturais!

Até pouco tempo atrás, ter plantas na área externa — quintais, pátios e varandas — era muito mais comum do que no interior da casa. Nas cidades grandes, porém, não é sempre que se pode dispor de um ambiente ao ar livre para a manutenção de uma horta ou jardim. Com a busca por um respiro em meio a um dia a dia atribulado, pouco a pouco foram criadas formas de decorar com plantas. Elas ganharam espaço até mesmo nas quitinetes!

Durante a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, o conceito de urban jungle ganhou ainda mais visibilidade. As tendências de arquitetura surgidas com o home office agora pedem ambientes mais agradáveis e aconchegantes. Nesse momento, o frescor das folhas entra para trazer não só bons resultados decorativos, mas também melhorias no ar, sensação de relaxamento e até mesmo a descoberta da jardinagem como um hobby.

Neste artigo você terá acesso às dicas fundamentais para levar mais verde para os seus projetos. Primeiro falaremos sobre os diferentes tipos de plantas, suas particularidades e como estas se encaixam na decoração. Daremos também informações sobre os cuidados necessários para mantê-las saudáveis, como mesclar espécies em um mesmo vaso e, ainda, como utilizar os suportes a favor da composição.

Ficou com interesse em saber mais? Então, confira esta leitura!

Conheça algumas espécies

Abaixo elencamos algumas espécies apropriadas para os espaços internos. Todas se dão bem com a luz solar indireta e são fáceis de manter. Veja quais tipos se adequam melhor ao seu projeto, sem deixar de levar em consideração a rotina de quem vive na casa e a sua disponibilidade para o cultivo das plantas. Não tenha medo de usá-las em todos os cômodos: elas ficam bem na sala, no quarto, na cozinha e até no banheiro!

Suculentas

Muito conhecidas por serem resistentes e exigirem pouca água, essas plantinhas cada vez mais populares são caracterizadas por suas folhas grossas. Podem ser cultivadas em vasinhos pequenos e ficam um charme se combinadas com cactos e outras espécies de suculentas. Dê preferência para colocá-las em locais próximos a janelas, uma vez que elas precisam de algumas horas de incidência solar direta por dia.

Antúrio

De porte médio, o antúrio pode chegar a cerca de 1 metro de altura. Suas folhas têm formato de coração, e suas inflorescências — tipos especiais de folhas, parecidas com flores — chamam a atenção pelas cores vibrantes. São ótimas para enfeitar prateleiras, mesas de canto e de centro.

O antúrio é uma planta tropical que, apesar de gostar de temperaturas acima de 20 ºC, não reage bem à luz solar direta. O ideal é mantê-la à meia-sombra e fazer a rega de 2 a 3 vezes por semana. Atenção: por conter toxinas em suas folhas, mantenha a planta longe de crianças e animais!

Costela-de-adão

costela de adao

Esta exuberante planta tem folhas de verde intenso e formato bastante característico. Por conta disso, sua figura tem marcado presença em estampas de roupas, quadros e outros artigos de moda e decoração. Versátil, fica bem em vasos de chão, vasos elevados por suporte, arranjos pendentes e até como trepadeira.

Dependendo do seu tamanho, pode ganhar destaque no canto da sala ou em estantes altas, sozinha ou com outras espécies menores. A exposição ao sol deve ser moderada, e a rega deve ser feita em média 2 vezes por semana. Assim como o antúrio, as folhas da costela-de-adão também são tóxicas para humanos e animais.

Zamioculca

A Zamioculca já é uma conhecida aliada na decoração! Uma das espécies mais fáceis de cuidar, ela é perfeita para decorar aquele cantinho que não têm incidência de luz. É super-resistente e também gosta de pouca água: estando na sombra, o ideal é regar apenas uma vez na semana.

Como é mais fácil você exagerar na água do que deixá-la com "sede", fique de olho para regar sempre com muita cautela. Cuidando dessa forma, a Zamioculca é uma planta longeva e charmosa para qualquer ambiente. Assim como o Antúrio, também deve ser mantida longe das crianças e dos animais.

Corações emaranhados

coracoes emaranhados

Como o próprio nome sugere, esta delicada planta pendente parece um emaranhado de pequenos corações. Apesar de não parecer à primeira vista, ela também é uma espécie de suculenta, pois suas folhas são mais grossas e capazes de armazenar água.

Mesmo assim, seu substrato deve ser mantido úmido e exige cerca de 2 regas por semana, dependendo do clima. A iluminação deve ser suave e direta. Ideal para pendurar em cantos altos — acima do sofá ou da escrivaninha, por exemplo.

Plantas secas

Esta opção é para as pessoas minimalistas que não desejam ter trabalho com rega e manutenção. Além de serem muito mais elegantes do que as artificiais, as plantas secas exigem cuidados mínimos e podem durar até 2 anos.

Devem ser conservadas em local seco e bem ventilado, ao abrigo da luz solar. Flores como a lavanda, por exemplo, conservam sua cor natural e podem ser o toque de delicadeza que faltava na estante. Ervas como manjericão, tomilho e alecrim também são perfeitas para enfeitar e perfumar a cozinha.

 

Considere mesclar espécies no mesmo vaso

Fazer arranjos com mais de um tipo de planta não é exclusividade das versões secas e buquês. Que tal usar a criatividade para montar combinações com espécies variadas, explorando as suas diferentes cores e tamanhos? Esse tipo de agrupamento é ideal para vasos grandes de barro, cimento ou metal, e vai bem em decorações no estilo boho. Para um ambiente minimalista, os minijardins de cactos, bonsais e suculentas são mais discretos, sem deixar de ser um charme.

Conte com o apoio dos suportes para decorar com plantas

Os vasos, suportes e cachepots também fazem parte da decoração. Com a tendência do urban jungle em alta, surgiu no mercado uma grande variedade desses acessórios. Tem para todos os gostos: cachepots que também são cestos de palha, vasinhos divertidos com pintura e formato de rosto, suportes de metal, macramê ou madeira. Os minimalistas podem apostar nos modelos em ferro, alumínio ou cimento.

Decorar com plantas deixou de ser uma questão de gosto e virou um recurso a mais para tornar ambientes mais acolhedores, frescos e agradáveis. Com mais tempo em casa, cuidar de uma plantinha também tornou-se mais acessível.

Como listamos neste artigo, existem espécies e maneiras de decorar para todas as pessoas: das iniciantes até as mais familiarizadas com a jardinagem. Os vasos, cachepots e suportes também trabalham a favor de qualquer estilo: boho, minimalista, moderno, industrial e o que mais o projeto pedir.

Fonte: Blog Biancogres