Parece, mas não é: as diversas faces do porcelanato

Por Compose / 01.06.2021
Parece, mas não é: as diversas faces do porcelanato

Tecnologia de impressão digital permite criaa porcelanatos com aparência de madeira e pedras naturais

Sabe quando você entra num ambiente vê o revestimento de uma parede ou algum outro local e quando se aproxima percebe que aquilo não é exatamente madeira, couro ou até papel de parede como pareceu na primeira impressão? O que acontece é que muitas das vezes são porcelanatos, um dos revestimentos mais utilizados atualmente, que tem como grande atrativo do a possibilidade de ganhar infinitas formas, cores e desenhos em suas superfícies graças à tecnologia de impressão digital.

Um dos exemplos que chegou ao mercado recentemente é o Onix Grafite, da Eliane, apresenta uma reinterpretação de uma das pedras mais raras que existem, fruto da mescla entre ônix preto e ônix branco, com o benefício de preservar as jazidas naturais, evitando a extração mineral. Os porcelanatos não param de evoluir. A tecnologia permite recriar, com alto grau de precisão, as pedras naturais mais belas e raras, substituindo e preservando as pedras naturais pela alta durabilidade do revestimento cerâmico sem perder em nada no efeito estético que tanto agrada os olho.

E não são só as pedras naturais que podem ser recriadas. Há diversas opções no mercado de revestimentos com visual que remetem à madeira, que parecem um papel de parede ou uma pintura em aquarela, rendendo infinitas possibilidades na decoração. Conheça algumas opções:

Madeira em porcelanato

O revestimento Rio Legno, da Biancogres, é uma das opções de porcelanatos muito utilizados para recriar o visual da madeira nos projetos arquitetônicos. Com sobriedade na cor, ele tem potencial para tornar os ambientes mais aconchegantes e pode ser utilizado nas paredes, piso, bancadas e também em áreas molhadas, como banheiros e cozinhas.

Chatuba | Revestimento Biancogres Rig Legno Retificado 32x60cm - Chatuba

Visual de couro

A série Vulcano, da Roca, conta com porcelanatos inspirados na arquitetura escandinava e o modelo Vulcano Carve, com a textura carved ripple, é um exemplo de revestimento com visual muito parecido com o couro. Privilegiando a estética rústica, ele pode ser aplicado na parede, bancadas, em diversos ambientes da casa.

 

 

 

Metal desgastado

O metal pode ajudar a criar um clima industrial e urbano na decoração e ele é recriado com o revestimento Oxy da Roca, dando infinitas possibilidades aos arquitetos e decoradores de contar com uma estética diferenciada pela flexibilidade dos porcelanatos. 

Cores 2021: conheça os revestimentos da Roca Brasil Cerámica que trazem os  tons tendência do ano ~ Blog do Patricio Nunes