Qual a importância da humanização dos projetos da Arquitetura?

Por Compose / 01.07.2021
Qual a importância da humanização dos projetos da Arquitetura?

Um erro que muitos arquitetos cometem é o de se comunicar com os clientes sem considerar que eles dificilmente entendem a linguagem técnica adotada, o que pode atrapalhar a compreensão do assunto e consequentemente, a adesão às ideias. Pensando em reverter isso, a humanização nos projetos entra como uma solução.

Trata-se de uma planta com características que a humanizam, como desenhos coloridos, luz, texturização, imobiliário etc. Dessa maneira, os profissionais conseguem criar desenhos elaborados sem que isso prejudique o entendimento do cliente, que se torna mais didático e faz com que leigos no assunto consigam visualizar com maior exatidão como o ambiente ficará ao ser finalizado.

Quer entender mais sobre a humanização nos projetos? Continue conosco e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Qual a importância da humanização nos projetos arquitetônicos?

Conforme mencionado, fazer com que o cliente entenda e se conecte com as propostas de uma obra arquitetônica nem sempre é simples. Porém, conseguir atingir esse objetivo pode ser o que diferencia arquitetos realmente preocupados em alcançar a satisfação e trazer melhores experiências para os clientes.

Afinal, trata-se de projetos que darão vida ao lar ou ambiente de trabalho das pessoas. Se os clientes não conseguirem criar conexões com o que foi proposto, mesmo que assinem o contrato, dificilmente se sentirão contemplados.

O consumidor atual é cada vez mais consciente e exigente com os serviços e os produtos que adquirem. Assim, ele acredita que poderia receber muito mais do que foi muitas vezes proposto.

Como humanizar os projetos de arquitetura?

Para construir projetos de arquitetura humanizados é importante destacar e tentar representar isso especialmente em:

  • cores; 
  • componentes do mobiliário;
  • texturização; 
  • luz; 
  • paisagismo; 
  • em alguns casos, até figuras humanas. 

Afinal, atualmente apenas respeitar padrões estéticos e técnicos não é mais suficiente, é necessário mostrar que é possível ter qualidade de vida e satisfação dentro do ambiente que será construído, considerando o tipo de vínculo que o seu público-alvo terá com o local.

Por exemplo, o cliente procurou o seu trabalho para o desenvolvimento de uma loja de roupas? É necessário mostrar por meio dos elementos mencionados como o projeto pode contribuir para que os visitantes do espaço se sintam atraídos a entrar e acolhidos o suficiente para passar mais tempo lá e aumentar as taxas de vendas.

Em outras palavras, é preciso sempre considerar qual é o tipo de estabelecimento a ser criado, para quem está sendo criado e que tipo de público será recebido no local. Quer outro exemplo? Um bar no estilo boteco e outro no estilo americano devem ser igualmente aconchegantes. Porém, a proposta de cada um vai ser diferente.

Quais as melhores práticas para humanizar os projetos de arquitetura?

Como você pode perceber, entender bem os desejos e necessidades do cliente é parte fundamental da criação de um projeto de arquitetura humanizado. Porém, além disso, é importante buscar referências de pisos, cores, texturas e os demais elementos que vão otimizar a experiência de quem analisa o projeto. Tudo isso pode ser alcançado com ajuda de programas.

Sketchup 

Funciona de forma muito mais intuitiva, especialmente se comparado com outros, e permite a criação em 3D de todo o projeto, o que inclui a estrutura, móveis e qualquer detalhe de decoração.

Lumion e 3D Max

Essas ferramentas exigem o auxílio de outro software, já que não trabalha com a modelagem 3D em si, mas sim a renderização de imagens importadas, para que ela seja transformada na mais realista possível para o cliente em todos os aspectos. São utilizados integrados ao Sketchup.

AutoCAD

O programa possibilita o desenvolvimento de desenhos 2D elaborados e 3D. Para isso, basta adicionar todos os detalhes ao projeto, desde os recursos básicos até a importação de blocos. 

No AutoCad você conta com uma enorme variação de design, como plantas, carros, quadros, louças sanitárias, aplicação de pisos etc., o que enriquece a experiência do cliente ao visualizar o projeto.

Revit

O software possibilita o desenho tanto em 2D, ao mesmo tempo que automaticamente constrói a versão em 3D, junto dos itens necessários para construção da obra. Ou seja, trata-se de um programa 3 em 1, que torna o trabalho dos arquitetos mais produtivo.

Ao entender as necessidades e desejos do público-alvo e escolher os melhores programas para desenvolvimento da planta humanizada, não se esqueça de:

  • use blocos de qualidade;
  • certifique-se da escala utilizada nos blocos;
  • valorizar os detalhes do projeto;
  • focar na iluminação e sombra para tornar o projeto mais realista;
  • priorizar paletas de cores harmônicas e de acordo com o público-alvo;
  • aplicar texturas.

Qual a relação entre os materiais e acabamentos escolhidos e a humanização?

Na planta humanizada, que é basicamente construir projetos arquitetônicos mais realistas, o cliente tem maior segurança na aposta que está fazendo ao contratar determinada equipe e projeto de arquitetura, já que consegue visualizar como os materiais e acabamentos escolhidos, por exemplo, trarão maior sensação de aconchego quando tudo for finalizado.

Quer dizer, de acordo com a neuroarquitetura, paredes verdes devem estimular a criatividade, produtividade e sensibilidade de colaboradores de um local. Do mesmo modo, tons pastéis e terrosos, além de madeira e carpete, ajudam a tornar um espaço mais aconchegante. 

Portanto, as estratégias simples aprendidas na arquitetura podem otimizar a experiência do cliente, que pode visualizar todas essas possíveis sensações desde o projeto.

Qual a diferença entre planta humanizada e planta baixa?

Os conceitos de planta humanizada e planta baixa podem parecer similares à primeira vista, apesar de serem bem diferentes um do outro: a planta baixa oferece layout e paredes na construção do projeto. Enquanto isso, a planta humanizada, como foi dito, conta com inúmeros outros elementos para humanizar o projeto.

Agora que você entendeu a importância e como aplicar a humanização nos projetos, não deixe de aprender mais sobre as melhores técnicas e referências, para otimizar seu trabalho constantemente e evitar refações nos modelos apresentados ao cliente.

Fonte: Blog Biancogres