Saiba como usar as cores na decoração e o que elas transmitem

Por Compose / 29.07.2021
Saiba como usar as cores na decoração e o que elas transmitem

A escolha das cores na decoração pode passar determinadas sensações, e por isso devem ser pensadas com tal importância. Caso contrário, por melhor que tenha sido o projeto arquitetônico desenvolvido para um cliente que solicitou por uma residência que aumentasse o contato com a natureza e proporcionasse um maior descanso e relaxamento, por exemplo, isso seria insuficiente se a adoção de cores na decoração não for planejada conjuntamente.

Sendo assim, diante da importância do tema, preparamos este post falando sobre diferentes tonalidades e o que elas podem transmitir. Confira e boa leitura!

Como usar as cores na decoração?

Se você continuou a leitura até aqui, já se deu conta da importância do assunto, ao mesmo tempo que possivelmente pensou que a correta escolha de cores na decoração não é tarefa simples, já que é importante considerar inúmeros fatores. Nesse sentido, ficar por dentro do assunto e conhecer algumas dicas pode ajudar.

Utilize a regra 60-30-10

Se é a primeira vez que você ouve falar nesse tipo de regra, nada mais é do que uma orientação para que os responsáveis por essa etapa dividam as cores em porcentagem, sendo 60% da cor predominante e mais neutra, 30% da secundária — digamos que ela atua como tom de apoio — e 10% de uma cor mais forte.

Essas tonalidades são combinadas nas revestimentos, pinturas, estofados, capas de almofada, carpete, acessórios e qualquer outro item utilizado na decoração de um espaço. A adoção da regra contribui para oferecer mais harmonia e equilíbrio das cores, para que o resultado final seja satisfatório. Não por acaso, a técnica é muito utilizada por profissionais de design e arquitetura, porque facilita muito na hora da escolha.

Defina um esquema de cores na decoração

Lembra quando falamos acima sobre ter uma cor secundária na regra 60-30-10? No esquema de cores, mais especificamente o adotado no círculo cromático, sugere que os profissionais definam 2 esquemas de cores, o que simplifica o processo e funciona de forma eficaz para aumentar as chances de satisfação dos envolvidos no projeto.

O primeiro esquema é o de cores complementares, que ficam na parte oposta do círculo cromático e corresponde aos tons que ornam bem com facilidade, já que misturam tons frios e quentes na composição. Mesmo que inicialmente pareça ousado demais, a seguir, no segundo esquema de cores, a explicação para isso fica mais nítida.

O segundo esquema de cores é nomeado de correspondente, ficando no centro do círculo — como chamamos popularmente de tom sobre tom — e trata-se de tonalidades de cores mais formais, para proporcionar o equilíbrio e harmonia desejada com as cores complementares.

Assim, o indicado é que haja uma brincadeira com contrastes, que variam de acordo com o espaço decorado, os desejos e necessidades do cliente. Por exemplo, azul claro e escuro podem trazer uma maior sensação de relaxamento e descanso. Verde escuro e claro mostra um espaço mais ousado e divertido.

Considere a importância do uso dos objetos decorativos

Como visto anteriormente, todo e qualquer item dentro de um ambiente influencia na sensação causada, de acordo com a coloração existente. Assim, especialmente se o cliente em questão já tiver alguns objetos e tem intenção de reaproveitar alguns deles, tenha as cores e até modelo de cada um como um guia para as adaptações que serão realizadas.

Em outras palavras, se o cliente tem um móvel de madeira rústica e quer construir um ambiente que traga a sensação de leveza e aconchego, que tal optar por cores que remetem à natureza, como o verde, marrom e branco? Trazer referências da natureza para dentro de uma casa, por exemplo, é uma opção para torná-la mais aconchegante e confortável.

De qualquer forma, a melhor escolha das cores na decoração devem considerar também outras informações, como a tonalidade da própria madeira, que pode ser clara, média, escura ou avermelhada. Cada uma delas transmite sensações diferentes e isso deve ser levado em consideração.

Associe cores e emoções

Conforme mencionado inicialmente, definir as cores na decoração para proporcionar as sensações desejadas do cliente é um desafio, mas essa deve ser a busca do profissional da área, muito além de apenas desenvolver projetos bonitos e funcionais. Uma dica para conseguir isso é perguntar ao cliente quais tons trazem boas sensações para ele.

Afinal, as cores também podem ser associadas a lembranças de infância, tempos da escola e qualquer outro momento especial. Ter essa resposta oferece uma maior personalização na escolha da cor ideal. De qualquer forma, juntamente com as respostas fornecidas pelo cliente, a cromoterapia já adianta algumas emoções que as cores podem trazer:

  • azul — tranquilidade e relaxamento;
  • verde — positividade e esperança;
  • vermelho — amor e paixão;
  • rosa — ternura e afeto;
  • amarelo — alegria e otimismo;

Pense junto com a arquitetura e design

Além de pensar nas cores, é indispensável pensar também na disposição de cada elemento e as cores que serão usadas em cada um desses espaços, por exemplo. Isso porque, entre outros efeitos, um ambiente com tons claros, poucos elementos e espaço amplo de circulação pode causar impressão que o lugar é maior, o que pode ser positivo, de acordo com as intenções de cada um.

As cores na decoração devem considerar uma série de fatores, como foi visto ao longo do artigo, inclusive o tipo de ambiente, estilo e temperatura do local. No geral, as recomendações para cozinha costumam ser as quentes, para o banheiro tons suaves, mas como dito, tudo depende do perfil e necessidades do cliente.

Fonte: Blog Biancogres