Conheça as histórias de grandes nomes na arquitetura brasileira

Por Compose / 12.08.2021
Conheça as histórias de grandes nomes na arquitetura brasileira

Conhecer a história dos principais arquitetos brasileiros é essencial para a construção do repertório profissional de qualquer profissional no ramo de arquitetura e decoração. Certamente, além da história, compreender e estudar melhor as obras desses profissionais também faz parte da rotina e é uma importante fonte de estímulo à criatividade, qualidade indispensável nessa profissão.

Por esse motivo, selecionamos a história dos principais arquitetos brasileiros em nosso post. Confira!

1. Oscar Niemeyer

foto-oscar-niemeyer

Diante da grandiosidade de Oscar Niemeyer, arquiteto nascido no Rio de Janeiro, formado pela UFRJ e reconhecido nacional e internacionalmente, inclusive por obras que foram construídas há mais de 50 anos, ele certamente não poderia ficar de fora. Uma dessas construções foi o projeto da cidade de Brasília, entre 1957 a 1960.

A ideia da obra foi passar uma imagem de modernidade e de um futuro otimista, já que se tratava da construção da capital do país. Para isso, a planta da cidade foi construída com dois eixos cruzando um ângulo reto, formando o sinal da cruz, apesar de muitos associarem a vista a um avião. Seja como for, é difícil dizer que, mesmo atualmente, não se trate de um projeto visionário.

pampulha

Outra obra emblemática cujo projeto arquitetônico foi assinado por Oscar Nieymeyer é o Conjunto da Pampulha, construída em Belo Horizonte em 1940. Este projeto foi o resultado uma noite intensa de trabalho, após uma conversa com o então prefeito eleito da cidade, Juscelino Kubitschek. O objetivo proposto era construir um bairro voltado para o lazer dos habitantes, com igreja, restaurantes, cassino e clube.

2. Paulo Mendes da Rocha

paulo-mendes-da-rocha

O arquiteto paulista Paulo Mendes da Rocha, com formação na Universidade Presbiteriana Mackenzie, é outro que não poderia ficar de fora. Arquiteto com longa carreira repleta de premiações, seu falecimento, em 2021, definitivamente foi uma grande perda para a arquitetura no mundo. As principais marcas de suas obras são a busca por projetos funcionais, que considerem a geografia e a função social do espaço.

museu da lingua portuguesa

Muitas dessas criações renderam polêmicas pelas soluções construídas, como a marquise metálica construída na Praça do Patriarca, no centro de São Paulo, o Museu Brasileiro da Língua Portuguesa — que equilibra o novo com o tradicional —, a reforma do prédio da Pinacoteca e muito mais.

 

 

3. Lúcio Costa

arquiteto lucio costa

Lúcio Costa é um arquiteto de renome nascido na França e que também trabalhou na construção de Brasília, trazendo conceitos para a cidade de bucolismo, monumentalismo e habitacional. Apesar de seus primeiros projetos terem muitas referências da arquitetura colonial, a partir dos anos 29 o arquiteto passou a entrar em contato com ideias modernistas, sendo pioneiro dessa prática, juntamente com Niemeyer.

casa modernista lucio costa

Lúcio Costa é responsável pela projeção da Casa Modernista, um dos primeiros espaços no Brasil com traços de arquitetura moderna, a sede do Ministério da Educação e Cultura, no Rio de Janeiro em 1935, Castelo de Itaipava, em 1960, Palácio Gustavo Capanema e muitos outros.

4.Lina Bo Bardi

lina bo bardi imagem

A arquiteta Lina Bo Bardi, nascida na Itália e naturalizada no Brasil, faz parte do grupo de arquitetos modernistas mais influentes do país. Parte desse sucesso se deve a assinatura em obras como o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o complexo cultural Sesc Pompeia. Além disso, uma curiosidade sobre essa profissional é que ela foi a primeira mulher da arquitetura brasileira a ganhar o prêmio Leão de Ouro.


5.Rosa Kliass

rosa kliass arquiteta e paisagista

Rosa Kliass, formada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo foi uma das arquitetas mulheres pioneiras no paisagismo, juntamente com sua colega de turma, Miranda Magnoli. Entre as obras de maior destaque de Rosa podemos mencionar a restauração do Vale de Anhangabaú e o projeto paisagístico do Parque da Juventude, ambos em São Paulo.

parque do anhangabau - foto CAU

Como você pode perceber, a história dos principais arquitetos brasileiros diz muito sobre a evolução da arquitetura em nosso país e a importância dela para construção de histórias. Ainda assim, muitas outras referências essenciais para a arquitetura ficaram de fora, como Márcio Kogan, Roberto Burle Marx e vários outros nomes.

 Fonte: Blog Biancogres