Conheça mais sobre a tendência shabby chic!

Por Compose / 02.09.2021
Conheça mais sobre a tendência shabby chic!

Se você tem interesse em decoração e está antenado nas últimas novidades, já sabe que o shabby chic é uma tendência, mesmo que ainda não tenha se dado conta de como esse estilo se chamava. O estilo que ganhou força nos anos 90, especialmente na Costa Oeste dos EUA, como Califórnia, Alasca e Washington, voltou a fazer sucesso e tem chamado atenção no Pinterest e no Instagram.

 

É comum que estilos de decoração que fizeram sucesso em décadas passadas voltem a fazer sucesso novamente, como é o caso do shabby chic. Isso é explicado principalmente pelo maior interesse das pessoas pelo retorno à simplicidade e outros hábitos nostálgicos, o que foi intensificado no momento que vivemos, como mostram estudos.

Quer saber mais detalhes sobre o estilo shabby chic? Continue conosco e se aprofunde no assunto!

O que é a tendência shabby chic?

shabby chic

Para um maior entendimento sobre esse estilo de decoração, vale a pena conferir a tradução literal para o português, que quer dizer chique esfarrapado. Ou seja, a ideia é misturar elementos sofisticados com outros que sejam gastos e desgastados, proporcionando decorações originais.

Outra informação relevante para o conhecimento é que o shabby chic foi um termo que surgiu nos anos 70, com o objetivo de descrever um estilo em alta, em muitas casas da Inglaterra na época.

Isso ocorreu porque, muitos dos moradores não tinham condições econômicas o suficiente e a reciclagem de móveis antigos, seguindo a linha de casas de campo, era a opção mais viável. Na década de 90, esse tipo de decoração também fez sucesso nos EUA, como dito anteriormente.

Quais as principais características do estilo shabby chic?

estilo de decoracao shabby chic

Como você pôde notar, as características gerais do shabby chic é o toque vintage e acolhedor para o ambiente, mesclando itens mais luxuosos e clássicos, com itens mais rústicos e acolhedores. A seguir, confira mais detalhes das características desse estilo.

Tons pastéis e cores claras

shabby chic

A suavidade nas cores toma conta dos locais em que o shabby chic faz presença. Entre elas, o branco, azul, rosa, lilás e amarela têm mais destaque, preferencialmente tons pastéis e candy colors, que também fazem parte das tendências decorativas.

Presença de madeira, metal e ferro

shabby chic

Especialmente a presença da madeira traz uma maior sensação de aconchego, quando bem combinada com demais elementos, como o metal e o ferro. Assim, é comum a presença deles no shabby chic, principalmente quando estiverem mais desgastados.

Flores

shabby chic

Quando se fala em nostalgia e inspiração em casas de campos, as flores são símbolos clássicos e podem ser espalhadas pelo ambiente em latas, garrafas, xícaras e bules, trazendo romantismo e simplicidade.

Predominância de estampas

shabby chic

O minimalismo é uma tendência de decoração, mas no shabby chic, por propor o retorno à nostalgia, o uso de estampas, principalmente com mais de uma mistura, ganha destaque.

Como utilizar o shabby chic nos projetos?

shabby chic

O shabby chic pode ser utilizado em todos os tipos de ambientes, apenas compondo com o restante da casa. A recomendação é dosar a referência ao estilo para não cair na caricatura, se esse não for o interesse dos moradores.

Assim, é possível aproveitar o shabby chic e se beneficiar do aconchego, romantismo, simplicidade, personalidade e nostalgia que o estilo oferece. Ou seja, pontos essenciais que contribuem para uma melhor qualidade de vida.

Fonte: Blog Biancogrês