Especificação de revestimento para seu projeto: veja o que considerar!

Por Compose / 15.10.2021
Especificação de revestimento para seu projeto: veja o que considerar!

Na hora de reformar ou construir, muitos detalhes devem ser levados em consideração para que a obra ocorra bem. Saber escolher o revestimento ideal é um desses pontos de atenção, já que essa é a parte da decoração mais duradoura de todo ambiente. Por isso, entender das especificações do revestimento é fundamental para o sucesso do empreendimento.

Mas escolher esse material nem sempre é uma tarefa fácil, afinal os revestimentos têm diversas particularidades técnicas que precisam ser analisadas e uma enorme variedade à diposição. Assim, é normal que tenhamos dúvidas e que, muitas vezes, nem saibamos como começar. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como escolher o melhor acabamento para sua obra. Confira!

Qual a importância de saber escolher o revestimento para uma obra?

Saber escolher bem os materiais que serão usados durante a obra garante durabilidade e segurança para o projeto. Mais que uma questão estética, aplicar revestimento nas paredes e pisos é essencial para a qualidade de toda a construção.

Revestimentos extremamente resistentes como o porcelanato, por exemplo, alteram não apenas a beleza, mas a durabilidade de um ambiente. Com absorção próxima a zero, ele pode revestir ambientes internos externos, áreas molhadas e até mesmo áreas que recebem calor direto, como bancadas, cooktops e churrasqueiras. Além disso, o porcelanato é um dos principais responsáveis pela valorização de um imóvel.

O que considerar na hora de avaliar especificação de revestimento?

Depois de concluídas as etapas estruturais da obra, é hora de escolher o material para revestir pisos e paredes. Mas, para que essa etapa seja realizada de forma correta, a escolha do revestimento deve acontecer ainda no início de tudo, no momento do planejamento da obra. Optar pelo material ideal envolve algumas questões, como orçamento e manutenção. Veja o que considerar na hora de avaliar o revestimento.

Qualidade do material

Verifique se o produto é de qualidade, avaliando a resistência do material a impactos e manchas, por exemplo. Se você deseja um bom material, priorize os produtos mais bem avaliados nessa escala e garanta mais qualidade e eficiência para sua construção. Escolher materiais de empresas renomadas e que estão há anos no mercado, garante mais segurança na hora deste investimento importante.

Necessidades do ambiente

Para escolher o produto certo, é preciso pesquisar as necessidades do espaço: em uma área molhável, como um banheiro, deve-se conferir se o produto para piso tem a aderência necessária para evitar escorregamentos. Nas áreas comerciais com tráfego maior, também é preciso identificar se o revestimento é capaz de suportar o tráfego de pessoas sem se danificar.

No site da Biancogres você encontrará as nomenclaturas "Local de Uso", que varia entre LA (paredes) até LE (altíssimo tráfego), para auxiliar a escolher o porcelanato para o ambiente, avaliando a resistência ao tráfego, e a "Classe AD", que identifica o produto adequado para cada espaço.

Variedade

O mercado oferece várias cores e texturas que podem ser usadas nos mais diferentes tipos de ambientes. A melhor dica para escolher o revestimento perfeito para o seu ambiente, é acompanhar as tendências e referências de grandes marcas. É para auxiliar nesse processo de escolha do revestimento que postamos diariamente em nosso Instagram e no Pinterest várias referênciais de ambientes prontos e projetos de grandes arquitetos e designers.

Investimento certo

Existem alguns materiais que podem demandar mais investimento, como o porcelanato, mas, por outro lado, esse é um dos revestimentos mais resistentes e versáteis que existem hoje no mercado.

Outros revestimentos podem ser mais em conta, financeiramente falando, mas, muitas vezes, necessitam de manutenção frequente em um curto espaço de tempo. O ideal é analisar, junto com o arquiteto ou designer do projeto, as necessidades dos ambientes e adequar ao melhor material.

Portanto, saber avaliar a especificação do revestimento é essencial para garantir a segurança e durabilidade da obra. Além disso, a escolha de produtos de qualidade faz toda diferença no resultado final. A Biancogres tem porcelanatos, revestimentos cerâmicos e vinílicos com a melhor tecnologia e design para sua obra.

 

Fonte: Biancogres