Saiba como aplicar cromoterapia na decoração de sua casa

Por Compose / 07.03.2022
Saiba como aplicar cromoterapia na decoração de sua casa

A aplicação da cromoterapia na decoração de casa pode influenciar no bem-estar dos moradores e trazer inúmeras sensações positivas. É o caso do relaxamento, aconchego, concentração, criatividade etc. Assim, além de considerar as preferências pessoais na escolha das cores, é importante pensar na influência disso para a qualidade de vida.

Já há muitos anos, diferentes áreas, como o marketing e a psicologia, realizam estudos para compreender mais sobre a influência das cores no comportamento das pessoas. Diante destes estudos, reunimos alguns dos principais conceitos que auxiliam na adequada aplicação da cromoterapia na decoração de casa.

Continue a leitura para saber mais!

Como a cromoterapia afeta o bem-estar?

cromoterapia na decoração

Você já chegou em um ambiente e pouco depois se sentiu desconfortável ou até deprimido? Ou o inverso: já se sentiu bem logo que chegou em um determinado local? Isso tem muita relação com a escolha de decoração, principalmente com as cores utilizadas. Isto é, a psicologia estuda como o ser humano percebe as cores e como elas influenciam no equilíbrio emocional, sistema imunológico etc.

Por isso, é comum que determinados estabelecimentos obedeçam sempre uma paleta de cores. É o caso de hospitais, clínicas médicas, SPAs e demais centros de cuidado com a saúde física e mental. Nesses casos, as cores mais comuns são as claras e neutras, por trazerem uma maior sensação de relaxamento.

Como aplicar a cromoterapia na decoração?

É possível que você já tenha se dado conta da relevância da cromoterapia na decoração. Então, para aproveitar adequadamente seus benefícios, saiba o que fazer em cada cômodo da casa.

Sala

cromoterapia na decoração

Normalmente, a sala é o espaço de recepção de amigos e familiares. E ainda, é onde costumamos relaxar para assistir televisão. Em outras palavras, a sala é sinônimo de aconchego e conforto para muitos.

Logo, os tons mais claros são os mais recomendados para trazer essa sensação. E ainda, se almejar um ambiente também estimulante e alegre, vale conferir cores vibrantes em tons mais claros. O terracota, por exemplo, é uma boa sugestão.

Cozinha

cromoterapia na decoração

A cozinha também costuma ser associada como um espaço de aconchego, já que é onde muitos se reúnem para fazer refeições. Mas além disso, ela é vista também como um ambiente de inovação, especialmente pelas aventuras culinárias. Assim, as cores quentes são opções interessantes para estimular isso, como o laranja e amarelo. Certamente você já deve ter visto por aí algum restaurante ou fast-food com essas cores, não é mesmo?

De acordo com a psicologia das cores, essas tonalidades também podem ser capazes de estimular a sensação de fome. Vale ressaltar que não precisa utilizar a cor mais viva nestas paletas. Você pode utilizar variações mais amenas de um vermelho ou até mesmo um amarelo mais mostarda e menos impactante para não pesar o visual.

A dica principal fica por conta da dosagem, para quebrar a harmonia e trazer incômodo visual. Nesse caso, é válido equilibrar com tons neutros entre as cores vibrantes. Quanto a isso, um porcelanato cimentício, como New York Grigio Touch, Tribeca Grey, Connection Silver, Cemento Grigio da Biancogres, são opções válidas para criar uma base superneutra para receber uma decoração mais colorida.

Banheiro

cromoterapia na decoração

O banheiro é o local mais intimista de toda a residência. E, para muitos, já está claro que o espaço deixou de ser apenas um ambiente de higiene pessoal para se tornar um local de relaxamento e reflexão. Assim, para transmitir uma maior sensação de limpeza, é recomendado apostar em tons que passem isso, como o branco, azul e verde-claro. Cores em tons pasteis em variadas paletas de cores também são aceitas, afinal, os tons mais claros podem trazer alegria sem pesar o visual. Optar por tons claros é importante também para trazer uma maior sensação de amplitude.

Quarto

cromoterapia na decoração

O quarto deve ser o local de descanso e precisa ser revigorante. Diante disso, utilizar uma paleta de cores que permeie o tom azul é uma estratégia muito bem-vinda. Afinal, trata-se da principal cor associada a sensação de relaxamento, tranquilidade e sossego.

Então, conseguiu entender mais sobre o uso da cromoterapia na decoração de casa? Essa técnica pode trazer uma maior sensação de bem-estar. Quanto a isso, é importante reforçar que usar uma base neutra, como no revestimento, possibilita uma maior ousadia e criatividade nas cores dos demais elementos decorativos.

Fonte: Biancogres